Slides



O Ashampoo Burning Studio é um programa para gravar dados em CDs e DVDs. Com esse aplicativo, você armazena informações, áudio e vídeo, cria arquivos e pastas, copia CDs, DVDs e Blu-rays, além de poder trabalhar com imagens. Adicionalmente, ele oferece recursos para a criação de etiquetas e capas.

Quem gosta de criar cópias de segurança em mídia sabe o quão difícil pode ser operar um desses programas. O Ashampoo Burning Studio conta com a solidez de sua marca, trazendo um aplicativo simples de usar, mas que ainda assim oferece uma série de recursos. Essa é uma versão de testes e possui limite de tempo para o uso.

Cuidados na instalação

Logo no início da instalação do Ashampoo Burning Studio, é oferecida a opção de adicionar alguns itens extras. Eles consistem na instalação da Barra de Ferramentas MeuAshampoo e em definir o MeuAshampoo como página inicial e mecanismo de busca padrão do seu navegador. Se você não quer nada disso, marque a alternativa “Instalação customizada (para experts)”.
Cuidado com as barras!
Em seguida, desmarque as três últimas opções presentes na lista de instalação. Agora, basta clicar em “Avançar” e continuar o processo normalmente.

Obtendo uma licença de testes prolongada

Por padrão, o teste pode ser executado por um período de 10 dias. No entanto, a empresa oferece a possibilidade de estendê-lo por mais 30. Para isso, observe que logo após a instalação, uma janela do seu navegador é aberta oferecendo essa promoção. Comece digitando um email válido e clique em “Enviar”.
Cadastre o seu email
Em seguida, é preciso definir uma senha de acesso. Basta digitá-la no campo disponível e clicar em “Logar”.
Defina a senha
Então, é solicitado que você preencha algumas informações básicas de cadastro. Quando tudo estiver corretamente preenchido, clique em “Pronto. Continuar”.
Preencha os dados do perfil
Agora, a sua chave de uso aparece na tela do navegador. Ela também é enviada para o endereço de email previamente cadastrado.
Licença de uso
Para concluir a operação, copie a chave de licença recebida e cole-a no campo apropriado na tela do programa. Clique em “Ativar agora!”.
Ativar a licença

Gravar dados

A primeira alternativa do programa oferece a possibilidade de fazer gravação de dados. Para utilizá-la, clique em “Gravar arquivos e pastas”. Em seguida, defina o que você quer fazer escolhendo uma das opções. Você pode criar uma nova mídia (“Criar novo CD/DVD/Disco de Blu-ray”), montar um disco com inicialização automática (“Criar novo CD/DVD/Disco de Blu-ray de Dados com o recurso auto iniciar”).
Interface do programa
Há também a opção de atualizar um disco previamente criado (“Atualizar um CD/DVD/Disco de Blu-ray existente”). Nas duas primeiras alternativas, você é direcionado para uma nova página, e é preciso escolher os arquivos que serão gravados. Isso é feito por meio do botão “Adicionar” seguido da localização dos documentos no computador.
Na terceira alternativa, é necessário inserir o disco que será alvo da atualização na segunda etapa. Então, independente da opção selecionada, basta seguir as instruções presentes na tela para concluir o processo.

Backup e restauração

A segunda alternativa, “Fazer Cópia de Segurança ou Restaurar Arquivos e Pastas”, oferece a possibilidade tanto de criar um backup quanto de restaurá-lo. Para montar o arquivo, selecione a opção “Pastas e arquivos da cópia de segurança” Em seguida, é necessário definir quais arquivos ou unidades devem ser adicionados na compilação.
Em seguida, você deve definir o local para armazenar a cópia de segurança. Além disso, é possível adicionar uma senha e configurar as opções de compressão e fracionamento do arquivo. Ao concluir essa etapa, o aplicativo reúne as informações necessárias para a criação do backup, processo que pode demorar um longo período de tempo.
Montando cópia de segurança
Ao final, ele lista as atividades e aguarda a confirmação para prosseguir. O processo de restauração, presente em “Restaurar cópia de segurança existente”, solicita apenas que você localize o backup previamente criado. Então, basta seguir as instruções presentes na tela para concluir o procedimento.

Ripando CDs, DVDs e Blu-rays

As alternativas seguintes estão relacionadas à extração do conteúdo de mídias (músicas, filmes e dados). O processo aqui é bem semelhante a fazer uma gravação de dados. Se você quiser gravar arquivos de áudio, selecione a alternativa “Extrair/Gravar músicas”; para vídeos, clique em “Gravar filmes” e para copiar uma mídia, escolha “Copiar um CD/DVD/Disco Blu-ray”.
O segundo passo é escolher o tipo de tarefa que mais se enquadra à gravação que será feita. Então, não há segredo: basta seguir as instruções para cada uma das etapas, que são disponibilizadas na própria tela do programa.

Trabalhando com imagens

As operações referentes às imagens podem ser encontradas na alternativa “Criar/Gravar/Procurar Imagens de disco”. Ali, você possui opções para gravar imagens em disco, criar um projeto e um arquivo ISO e localizar uma imagem. Aqui, os procedimentos são um pouco diferentes, conforme a ferramenta selecionada.
No entanto, todos os processos são guiados (Wizard) e com as explicações presentes em cada uma das etapas na tela.

Outras opções

As três últimas funções do aplicativo oferecem algumas tarefas diferenciadas do padrão, em “Funções avançadas”, opções para apagar mídias em “Apagar CD-RW / DVD-RW” e a criação de etiquetas e brochuras em “Projetar e imprimir”.
Capas e etiquetas


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...