Slides



Filmotech é um software gratuito para criar fichas de filmes. Com visual simples, o aplicativo vem para agradar a todos os cinéfilos que pretendem criar um catálogo exclusivo. O usuário pode manter o controle de quais filmes já viu e quais ainda deseja curtir num futuro próximo.

Apesar do tamanho reduzido, o Filmotech vem preparado para trabalhar com bancos de dados MySQL. Esse recurso do programa serve para que o utilizador possa sincronizar as fichas adicionadas no aplicativo com a base de dados de um website.
É fácil ter seu catálogo de filmes
Segundo o site oficial, o Filmotech traz este recurso para que os cinéfilos possam compartilhar seus filmes favoritos com os amigos. A configuração pode não ser muito fácil, todavia, a ideia é inovadora e muito interessante. Usuários que pretendem montar um blog sobre filmes também podem pensar em utilizar esse recurso.

Mudando o idioma para inglês

O Filmotech vem com tradução para o inglês, todavia, o idioma só é automaticamente definido caso o utilizador use o Windows em inglês. Isso seria uma complicação para os brasileiros, contudo, o Baixaki vai lhe dar uma mãozinha. Existe uma maneira fácil de mudar o idioma do francês para o inglês. Veja como:
  1. Caso o Filmotech esteja em execução, encerre-o;
  2. Acesse a pasta “C:\Arquivos de Programas\Filmotech\Resources”;
  3. Pasta do programa
  4. Clique com o botão direito sobre o arquivo “en.mo” e selecione a opção “Renomear”;
  5. Renomear arquivo
  6. Defina o novo nome para “pt.mo”;
  7. pt.mo
  8. É possível que o Windows solicite sua permissão para realizar a alteração no nome. Basta clicar em "Continuar" para que o processo seja concluído;
  9. Permitir acesso
  10. Abra o programa e desfrute do Filmotech em inglês.

Realizando a configuração básica do programa

Ao iniciar o Filmotech pela primeira vez, você notará que quase tudo no programa está desabilitado. Isso acontece porque o programa necessita de uma base de dados para salvar as informações que serão adicionadas. Para criar um banco de dados, siga as etapas abaixo:
  1. Clique no menu “File” e abra o item “Preferences”;
  2. Preferences
  3. Na guia “Profiles” há uma aba chamada “Database”. Certifique-se de estar nela;
  4. Profiles
  5. Selecione o formato SQLite (para uso de um Banco de dados locais);
  6. SQLite
  7. Clique no botão “Create database” (Criar Banco de dados);
  8. Create Database
  9. Navegue pelas pastas do seu computador e escolha um lugar para salvar os dados. Digite o nome do arquivo que será o Banco de dados;
  10. Salvar como
  11. Uma mensagem de êxito é exibida. Clique em OK para fechar a janela e comece a adicionar seus filmes favoritos.
  12. Banco de dados criado com sucesso

Quase tudo é automático

O Filmotech é um aplicativo voltado aos usuários que não querem ter trabalho em montar seus catálogos de filmes. O programa vem preparado para pesquisar informações em diversos bancos de dados — incluindo alguns dos maiores portais de filmes da internet.
Sendo assim, a tarefa de adicionar um novo filme aos seus favoritos é muito mais rápida. Basta clicar no botão “Add“, digitar o nome do filme (preferencialmente o título original) e aguardar para que o Filmotech apresente os resultados. Caso você busque um termo muito genérico, o programa vai listar uma enormidade de filmes com a palavra em questão, portanto, procure usar o nome completo do longa-metragem.
Adicionar filme
Ao incluir um novo filme no catálogo, você pode escolher se deseja incluir ou ocultar as seguintes informações: pôster, título, título original, edição, país, gênero, ano de lançamento, duração, atores, diretor, sinopse, idiomas, legendas, áudio, trailer, comentários e bônus.
Por se tratar de um programa altamente personalizável, o Filmotech permite que o usuário altere quaisquer valores. O pôster, por exemplo, pode ser escolhido na lista dos que estão disponíveis na web, ou então, em uma pasta do computador. Tal funcionalidade é um dos destaques do programa, visto que o utilizador pode usar cartazes nacionais.
Escolha os detalhes
A mesma premissa é válida para a alteração dos demais detalhes, pois, ainda que o Filmotech conte com algumas fontes de pesquisa em português, ele nem sempre consegue identificar os títulos nacionais. A sinopse em português também é muito difícil de ser encontrada, o que acaba forçando o usuário a traduzir ou inserir outra que copie da internet.

Configure e imprima capas de DVDs

Para facilitar ainda mais a vida de quem adora filmes, o Filmotech traz uma ferramenta dedicada para o usuário configurar e imprimir capas de DVD, Blu-ray, CD e VHS. O ícone “Cover”, presente na barra superior, dá acesso às opções de capa. Na guia Layout o usuário pode modificar apenas o tipo de capa, escolhendo se o programa deve configurar a imagem para uma caixa comum ou do tipo slim.
Configure a capa do filme
Usando a aba “Settings” (Configurações) é possível alterar quase todos os detalhes que vão aparecer na capa. Há opções para alterar o tamanho da imagem na capa, as fontes utilizadas, o tipo de logo (Blu-ray, DivX, Nero ou DVD), quais informações devem ser exibidas e muito mais. Todas as alterações realizadas aparecem no campo de prévia. Caso você não tenha tempo, não precisa configurar nada, pois o Filmotech faz uma configuração padrão para todas as capas de filmes.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...